Mediunidade ante a desordem dissociativa de identidade

Kim Noble, uma artista plástica inglesa, que carrega 20 personalidades diferentes em seu “cérebro”, demonstra por que a desordem dissociativa de identidade (DDI) confunde e fascina médicos e psicólogos há vários anos. Para os estudiosos, o distúrbio das múltiplas personalidades (DMP) (1) é um mecanismo de defesa por meio do qual uma pessoa cria personalidades…

Uma escola da alma

O Centro Espírita é, de fato, uma escola da alma. Não encontramos uma definição mais apropriada do que esta, para caracterizar o que deve ser a missão de um templo que se edifica em nome da Doutrina. Afora o trabalho espiritual socorrista e as obras de benemerência social, os dirigentes de um Centro devem  priorizar…

Infância e Reencarnação- II Parte

O objetivo deste artigo é levantar a questão das lembranças espontâneas de vidas passadas em crianças, sob diferentes pontos de vista científicos, com o intuito de fomentar a reflexão do leitor individualmente, do grupo familiar e dos grupos de estudos, adeptos de diferentes escolas: materialistas ou espiritualistas. Cabe a cada um fazer suas próprias considerações…

Infância e Reencarnação-I Parte

A real incidência de crianças que se lembram de suas vidas passadas é desconhecida. Uma pesquisa realizada na Índia, na década de 70, revelou que aproximadamente uma em cada 500 crianças se lembra de fragmentos de vidas passadas. Se a mesma proporção houvesse no Brasil, com uma população de aproximadamente 16 milhões de crianças de…

Gato por lebre

O dia 18 do mês de abril é tido como o Dia do Livro Infantil e, também, por feliz coincidência, o Dia do Livro Espírita. No último 18 de abril, O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, base do edifício doutrinário, completou 154 anos de existência*. Torna-se oportuno, pois, uma reflexão sobre o livro. O…

Deterioração da família nuclear

As relações familiais deveriam ser, acima de tudo, de ordem ética. Mas observa-se nelas uma deterioração emocional profunda e uma complexa malha de desestabilidades morais, que nos importa examinar sob a lupa doutrinária. Os novos modelos de relacionamentos deram origem a famílias diferentes do padrão tradicional. Nos idos dos anos 80, mais de 70% das…

O Divino concerto – A. Kardec

«Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos Céus, qual imenso exército que se movimenta ao receber as ordens do seu comando, espalham-se por toda a superfície da Terra e, semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar os caminhos e abrir os olhos aos cegos. «Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos…

Dossiê Espírito de Verdade

(In: O Espírito das Revelações, Lachâtre, 2001.) Por Sérgio Fernandes Aleixo “(…) discutiremos, mas não disputaremos. (…) há polêmica e polêmica; e há uma diante da qual não recuaremos jamais, que é a discussão séria dos princípios que professamos”. Allan Kardec (Revista espírita. Janeiro de 1858. Introdução. Novembro de 1858. Polêmica espírita.) Observação: Esta matéria,…