Espiritismo
O Espiritismo é, simultaneamente, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que podemos estabelecer com os espíritos, como filosofia, abrange todas as consequências morais que resultam dessas relações.
O espiritismo é uma Doutrina que apresenta como princípios básicos:
– a crença em Deus;
– a imortalidade da alma;
– a comunicabilidade dos espíritos;
– a reencarnação ou pluralidade das existências corpóreas;
– a plurabilidade dos mundos habitados.
O Espiritismo surgiu em 1857, mais precisamente em 18 de Abril, quando Allan Kardec, pseudónimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail, publicou o Livro dos Espíritos.
O conceito de religião está tradicionalmente associado a cultos, cerimónias e sacerdotes. O Espiritismo não tem nenhuma dessas caraterísticas, pelo que não é uma religião no sentido usual do termo. Existe sim um grande sentido de religiosidade nas nossas reuniões quando nos ligamos a Deus, nosso Pai Divino.
O Livro dos Espíritos é a obra fundamental da Doutrina Espírita, contendo os princípios de uma filosofia espiritual sobre a imortalidade da alma, das relações dos espíritos com os homens, as vidas sucessivas, as leis morais, e o futuro da Humanidade, princípios estes que foram obtidos pelos ensinos transmitidos por Espíritos Superiores e que Allan Kardec recebeu e coordenou.
Por meio de perguntas formuladas por Kardec, através de vários médiuns e das respostas fornecidas pela Espiritualidade Superior, a obra fornece uma explicação clara e cabal para as habituais interrogações do ser humano:
Quem sou ? De onde vim ? Para onde vou quando morrer ? Qual o objetivo da minha vida ? Porque é que sofro ?
Um espírito é a alma daquele que viveu neste planeta ou noutros mundos, mas que está despojado do seu invólucro corporal, ou seja do seu corpo físico.
Um espírito é um ser individual. Tem um invólucro etéreo, imponderável , chamado perispírito, espécie de corpo fluídico, tipo de forma humana.
Os espíritos povoam o espaço e o percorrem com a rapidez do relâmpago.
Todos nós somos espíritos.
Sem dúvida.
O espiritismo é uma doutrina essencialmente cristã. O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, contém as bases cristãs da doutrina dos espíritos.
O Espiritismo apresenta Jesus como guia e modelo para a humanidade.
Tal como Kardec afirma, o estudo de uma doutrina, como a Doutrina Espírita que nos lança, de repente, numa ordem de coisas tão nova e tão grande, só pode ser feita com proveito por homens sérios, preseverantes, livre de prevenções e animados pela firme e sincera vontade de chegarem a um resultado.
O seu estudo deve ser feito com continuidade, com regularidade e com o recolhimento necessários.
Deverá, por isso, ler, inicialmente, as obras básicas da Codificação espírita.
As cinco obras fundamentais da Doutrina Espírita são:
– O Evangelho segundo o Espiritismo
– O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo
– A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo
Poderá como estudo prévio, caso assim o entenda, ler o livro “O que é o Espiritismo“, de Allan Kardec. Esta obra encerra, de forma compacta, uma introdução aos conceitos do Espiritismo e ao conhecimento do mundo invisível, um resumo da Doutrina Espírita, além de esclarecimentos em relação às principais dúvidas e objeções mais comuns que se levantam em relação à Doutrina Espírita.
em construção