A história da AELA começa na Quinta do Conde, concelho de Sesimbra
Nos finais dos anos 60 – 1967 ou 1968 – um pequeno grupo de oito pessoas começou a reunir-se, em Setúbal, aos Sábados, em casa de cada um.
Este grupo formou-se a partir do conhecimento surgido através de uma pessoa residente na Quinta do Conde que, em sua casa, promovia reuniões espíritas de esclarecimento e ajuda.
Nesse tempo, as comunicações eram difíceis pois não havia telemóveis nem computadores e nem todos tinham telefone.
O grupo, até por razões de segurança pessoal, era fechado e apenas, uma ou outra vez, se permitia a presença de alguém mais necessitado.
Após o 25 de Abril de 1974, as reuniões começaram a ser mais abertas embora continuassem a ser em casa de cada um.
A 21 de Setembro de 1980, foi inaugurado o primeiro local fixo de reunião deste grupo, já alargado, numa loja da Av. Dr. Jaime Cortesão, nº 100 -102
Em 24 de Setembro de 1980 foi aprovada a constituição duma associação espírita com o nome de Associação Espírita Luz e Amor, abreviadamente AELA, na cidade de Setúbal.
No entanto, foi considerado o dia 21 de Setembro, data da inauguração das primeiras instalações, como a data da fundação da AELA.
Na mesma reunião foi constituída uma Comissão Instaladora para acompanhar e dinamizar as acções necessárias à legalização da Associação
A 31 de Outubro de 1982, foi assinado, na Figueira da Foz, o Protocolo de Amizade das Associações Irmãs que incluíam Braga, Figueira da Foz e Setúbal.
Todos os anos são realizados Encontros, os quais decorrem alternadamente na cidade e instalações de cada Associação.
Em 21 de Setembro de 2010, a AELA comemorou 30 anos de existência.
.