Sala repleta… casa deserta.

Gilberto Gil tem uma canção que diz: “Tanta gente!… E estava tudo vazio. Tanta gente!… E o meu cantar tão sozinho.” O que teria isso a ver com o cotidiano dos grupos espíritas na atualidade?… Muita coisa!… Em Casas equivocadamente agigantadas, equipes trabalham por turno e mal se conhecem, pessoas viram números e o velho e…

Determinismo

Qualquer pessoa medianamente informada conhece o complexo de Édipo, consagrado por Sigmund Freud (1856-1939), como a tendência de se ligarem os filhos às suas mães, em oposição aos pais. Freud inspirou-se numa tragédia grega: Édipo Rei, de Sófocles (495-406 a.C.). Édipo, segundo os oráculos, mataria seu pai e se casaria com a mãe, o que…

ANTE AS CRISES DO MUNDO

Tema – Comportamento individual perante as crises da sociedade humana. As crises, as dificuldades, os desregramentos do mundo!… De modo habitual, referimo-nos às provações terrestres, mormente nas épocas de transição, como se nos regozijássemos em ser folha inerte nas convulsões da torrente. Em verdade, o mundo se encontra em renovação incessante, qual sucede a nós…

Perdão

“Todos te pedem pelos que choram Senhor, eu me permito pedir-te pelos que provocam as lágrimas. Todos te pedem pelos sofredores, eu te irei pedir pelos que são responsáveis pelas miserias dos outros. Todos te suplicam pelas vítimas, deixa-me rogar-te pelos algozes…“ – Bezerra de Menezes PERDÃO Diz-se não existir perdão sem ofensa. Mas porque…

Livro dos Espíritos

Introdução Por Herculano Pires Com este livro, a 18 de abril de 1857, raiou para o mundo a era espírita. Nele se cumpria a promessa evangélica do Consolador, do Paracleto ou Espírito da Verdade. Dizer isso equivale a afirmar que “O Livro dos Espíritos”, é o código de uma nova fase da evolução humana. E…

Elefantes brancos

Mateus, 13-44 Em várias passagens Jesus reporta-se ao Reino dos Céus, ou o Reino de Deus, ou, simplesmente, O Reino. São expressões equivalentes. A teologia medieval concebeu que Jesus veio instalá-lo, o que sugere que a Terra não estava sob a regência divina. Permanecia acéfala? Um tanto estranho, amigo leitor, se considerarmos que Deus é…

O Principiante Espírita

 –   Introdução ao conhecimento do mundo invisível pelas manifestações espíritas;  –    Resumo da Doutrina Espírita;  –    Respostas às principais objeções. «Com a dúvida sobre o futuro e acabrunhado pelo infortúnio e pelos desgostos desta existência, somente na morte vê o homem um termo aos seus padecimentos. Então, nada esperando, considera racional abreviá-la…