“Mas se o ceticismo vela entre nós, a necessidade de crer atrai-nos”
Camille Flammarion
Camille Flammarion nasceu em França no ano de 1942 e foi um cientista mundialmente conhecido. Foi um renomado astrônomo, investigador e filósofo sendo apontado como um dos maiores sábios da sua época.
Amigo pessoal de Allank Kardec tornou-se adepto do Espiritismo.
Muitas foram as obras que Camille Flammarion deixou escritas sendo grande parte delas uma visão espírita sobre diversas questões fundamentais para a humanidade, entre elas a questão da existência da alma e a pluralidade dos mundos habitados. Sendo uma das principais figuras do século 19 e de acordo com a importância que lhe é reconhecida, as suas obras foram traduzidas para diversas línguas como o inglês, italiano, romeno, espanhol, alemão, holandês, húngaro, checo, russo, dinamarquês e português. Crê-se inclusivamente que o Capítulo VI de A Gênese, uma das obras básicas do Espiritismo, seja uma transcrição de uma série de comunicações suas à Sociedade Espírita de Paris.
Na obra “O Desconhecido e os Problemas Psíquicos” Camille Flammarion objetiva alcançar a verdade, através de ensaio de análise científica de fatos considerados sobrenaturais ou imaginários pelo que este livro constitui um repositório de inúmeros fatos surpreendentes, analisados cientificamente pelo autor com o objetivo de demonstrar a existência da alma como elemento real e independente do corpo físico, e que sobrevive à destruição deste último.
São expostos, conforme as palavras do autor, na conclusão da obra, “442 fenômenos de ordem psíquica que indicam a existência de forças ainda desconhecidas agindo entre os seres pensantes e pondo-os em comunicação latente uns com os outros”. Entre os temas analisados estão as manifestações de pessoas agonizantes; aparição; telepatia; comunicações psíquicas; sugestão mental; vista a distância; sonhos e predições do futuro, classificando metodicamente os fenômenos analisados e procurando explicá-los à luz do Espiritismo.
Este livro, divido em 2 volumes, convida-nos ao estudo e ao trabalho na busca do conhecimento deste mundo invisível e das forças ainda desconhecidas que nele operam.
Fontes :