O verdadeiro Centro Espírita não promete a cura seja que de tipo for para quem recorre à sua ajuda. A Doutrina Espírita afirma que a cura de uma influência espiritual ou doença física depende de uma série de fatores, entre os quais a modificação moral do paciente, das suas necessidades reencarnatórias, relacionadas com encarnações anteriores e, acima de tudo, se há ou não permissão de Deus para que se encontre a solução para as dificuldades.
Muitas vezes, o sofrimento é um período necessário para que a pessoa em questão possa refletir sobre a sua existência física e o único que sabe quando é o momento disso terminar é o Pai Divino.
O que o Centro Espírita faz é um pronto-socorro aos necessitados de amparo e esclarecimento, de todas as formas possíveis, através de orações, tratamentos espirituais, passes, orientações morais e materiais. Tenta minimizar o sofrimento alheio, pedindo a JESUS que, se o Pai permitir, possa interceder junto ao necessitado.
Qualquer lugar que prometa a cura de problemas espirituais ou físicos, sem levar em consideração os fatores atrás referidos, não é, seguramente, um Centro Espírita.