ENFRENTANDO A VERDADE

  «Levantei-me bem cedo e pus-me a caminho. Estava tenso e preocupado. Chegando à sala de Matheus, o amigo percebeu de imediato meu estado de espírito e sugeriu: – Quer deixar para outra ocasião? «- Absolutamente! – redargui. – Nem pensar! Estou ansioso demais para suportar por mais tempo essa tortura. «- Não dramatize, César…

MITO PESSOAL E DESTINO HUMANO

«12. Reconhecer sinceramente os méritos de alguém é atender à necessidade interna de adotar a humildade na vida. Quem vê as qualidades positivas do outro, consegue enxergar sinceramente as próprias. Aquele reconhecimento proporciona admiração e reconhecimento de valor por aqueles que assistem tal demonstração de humildade, angariando simpatia e desejo de contato social. A atitude…

Vingativo não declarado

A psicanalista Maria Rita Kehl, em seu livro  Ressentimento: clínica psicanalítica, edição da Casa do Psicólogo, analisando a temática do ressentimento, com muita propriedade informa que o ressentido é um vingativo não declarado.  Em seu valioso texto, encontramos, à página 91 que  “O ressentido é um escravo de sua impossibilidade de esquecer. Vive em função…