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{"id":529,"date":"2011-03-30T15:15:19","date_gmt":"2011-03-30T15:15:19","guid":{"rendered":"http:\/\/aela.pt\/?p=529"},"modified":"2011-03-30T15:26:49","modified_gmt":"2011-03-30T15:26:49","slug":"pureza-doutrinaria-%e2%80%93-doutrina-e-movimento-%e2%80%93-parte-ii","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/aela.pt\/pureza-doutrinaria-%e2%80%93-doutrina-e-movimento-%e2%80%93-parte-ii","title":{"rendered":"Pureza Doutrin\u00e1ria \u2013 Doutrina e Movimento \u2013 Parte II"},"content":{"rendered":"

\"\"Por que e como surgem as impurezas doutrin\u00e1rias?<\/strong>
\nDoutrina Esp\u00edrita \u00e9 uma coisa, outra, por\u00e9m, \u00e9 o movimento esp\u00edrita, ou seja, o que os esp\u00edritas, os adeptos do Espiritismo, fazem (realizam) em nome dessa doutrina.<\/p>\n

O movimento esp\u00edrita pode apresentar falhas, deturpa\u00e7\u00f5es, acr\u00e9scimos indevidos, tanto nas id\u00e9ias como nas pr\u00e1ticas esp\u00edritas.<\/p>\n

Isso porque, quem adere \u00e0 Doutrina Esp\u00edrita e entra no seu movimento:<\/p>\n

– j\u00e1 traz consigo id\u00e9ias, costumes, condicionamentos da religi\u00e3o anterior (dos quais ainda n\u00e3o se despojou) e ainda continua a receber influ\u00eancia de outras obras e movimentos que existem no meio social;<\/p>\n

– se n\u00e3o assimilar bem o conte\u00fado doutrin\u00e1rio esp\u00edrita, ao come\u00e7ar a exercer atividades em nome do Espiritismo poder\u00e1 desfigur\u00e1-lo, por lhe mesclar doutrina ou pr\u00e1ticas com ensinamentos ou procedimentos que n\u00e3o condizem com as suas bases doutrin\u00e1rias.<\/p>\n

Quando isso acontece, perdem-se as diretrizes de racioc\u00ednio e bom sendo, pode-se voltar \u00e0 crendices e supersti\u00e7\u00f5es, ao m\u00e1gico, sobrenatural, maravilhoso, ou \u00e0 cren\u00e7a cega, \u00e0s pr\u00e1ticas exteriores mais diversas e mais estranhas, quem sabe at\u00e9 se retomar o dom\u00ednio sacerdotal.<\/p>\n

Assim surgiram, no passado, e continuam a surgir na atualidade, desvios ou enxertias indesej\u00e1veis (tanto de conceitos como de pr\u00e1ticas).<\/p>\n

Espiritismo \u201c\u00e0 moda da casa\u201d?!<\/strong><\/p>\n

Por isso, \u00e9 poss\u00edvel encontrar centros fazendo um \u201cEspiritismo \u00e0 moda da casa\u201d.<\/p>\n

No campo das id\u00e9ias<\/em><\/strong><\/p>\n

Apresentando Deus segundo as antigas concep\u00e7\u00f5es antropom\u00f3rficas, como se fosse uma pessoa, um ser humano, e dos piores, por ser col\u00e9rico, vingativo, caprichoso e at\u00e9 venal, pois aceitaria ser \u201ccomprado\u201d com oferendas materiais.<\/p>\n

Falando de Jesus com se ele fosse Deus, quando \u00e9 criatura e n\u00e3o criador.<\/p>\n

N\u00e3o esclarecendo que a Sant\u00edssima Trindade \u00e9 apenas um simbolismo da perfeita integra\u00e7\u00e3o de Jesus e dos bons esp\u00edritos com a lei divina, agindo como um s\u00f3, porque nada fazem que n\u00e3o esteja de acordo com a vontade de Deus.<\/p>\n

Pregando, ainda, a exist\u00eancia de seres criados diferentes da humanidade, como o seriam os supostos anjos e dem\u00f4nios.<\/p>\n

Dizendo que h\u00e1 seres que nunca encarnaram; que a reencarna\u00e7\u00e3o acontece como um castigo por uma \u201cqueda\u201d espiritual; que um esp\u00edrito humano pode voltar a encarnar como animal; ou que h\u00e1, para cada esp\u00edrito, um n\u00famero definido de encarna\u00e7\u00f5es em cada planeta. Todas elas afirmativas elas afirmativas e err\u00f4neas, contr\u00e1rias aos princ\u00edpios doutrin\u00e1rios do Espiritismo quanto \u00e0 igualdade de origem e destina\u00e7\u00e3o dos esp\u00edritos rumo ao progresso incessante.<\/p>\n

Nesses centros pouco preparados doutrinariamente, poderemos encontrar a tribuna cedida a expositores totalmente inexperientes e sem o necess\u00e1rio conhecimento ver livros doutrinariamente incorretos, semeando, ao mesmo tempo, trigo e joio na mente dos leitores.<\/p>\n

No campo das pr\u00e1ticas<\/strong><\/em><\/p>\n

Assist\u00eancia material<\/strong><\/p>\n

H\u00e1 centros que se deixam absorver pelo trabalho de assist\u00eancia material, com preju\u00edzo da sua atividade espiritual.<\/p>\n

Sem d\u00favida a caridade material \u00e9 necess\u00e1ria e merit\u00f3ria mas essencial e primordial para as criaturas \u00e9 a assist\u00eancia espiritual, em que a casa esp\u00edrita \u00e9 especializada, constituindo o seu fim prec\u00edpuo.<\/p>\n

Mediunidade<\/strong><\/p>\n

Outros centros, em vez de entenderem a mediunidade como atividade meio ou auxiliar que \u00e9, fazem dela atividade principal, empregando-a indevidamente para:<\/p>\n

– atender a desejos pessoais, materiais, imediatistas;<\/p>\n

– produzir fen\u00f4menos a fim de tentar impressionar e atrair freq\u00fcentadores;<\/p>\n

– ensejar freq\u00fcentes consultas aos \u201cguias\u201d sobre os mais comezinhos assuntos, deixando as pessoas dependentes desse aconselhamento, sem que haja a certeza da qualidade a validade da orienta\u00e7\u00e3o que est\u00e1 sendo ministrada.<\/p>\n

Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 desobsess\u00e3o, m\u00e9todos e t\u00e9cnicas impr\u00f3prios t\u00eam surgido, como por exemplo, o que prop\u00f5e atendimento \u201cvoltado para as multid\u00f5es\u201d ou o que diz empregar apenas o desdobramento de assistidos e m\u00e9diuns, sem fazer o di\u00e1logo esclarecedor com os esp\u00edritos obsessores, que seria necess\u00e1rio \u201cpara induzi-los ao arrependimento e apressar-lhes o progresso\u201d, como recomendam os bons esp\u00edritos (O Livro dos M\u00e9diuns, Cap.XXIII, 254, 5\u00aa).<\/p>\n

Sobre o desenho ou pintura medi\u00fanica, indispens\u00e1vel avaliar se o trabalho tem real qualidade art\u00edstica e n\u00e3o se pode prescindir da an\u00e1lise da natureza do esp\u00edrito que os produz, dos motivos que o levam a essa atividade. Consideremos ainda se \u00e9 aconselh\u00e1vel a exibi\u00e7\u00e3o p\u00fablica da mediunidade e que as obras produzidas sejam vendidas no local, em leil\u00e3o.<\/p>\n

Curas e terapias alternativas<\/strong><\/em><\/p>\n

Muitas vezes, o centro esp\u00edrita mal orientado se dedica quase que inteiramente \u00e0 tentativa das curas f\u00edsicas pela a\u00e7\u00e3o medi\u00fanica, sem considerar que:<\/p>\n

– as enfermidades n\u00e3o acontecem por acaso, refletem condi\u00e7\u00f5es espirituais, guardam rela\u00e7\u00e3o com o estado evolutivo do ser, traduzem car\u00eancias, les\u00f5es, perturba\u00e7\u00f5es espirituais, com origem nesta ou em exist\u00eancias anteriores e, portanto, nem todos os doentes poder\u00e3o ser curados;<\/p>\n

– a casa esp\u00edrita existe n\u00e3o para tratar de corpos mas de almas, porque o Espiritismo cura, sobretudo, os males morais.<\/p>\n

Ali\u00e1s, nesta quest\u00e3o de curas medi\u00fanicas, \u00e9 necess\u00e1rio lembrar que todo tratamento espiritual de problema f\u00edsicos precisaria de: pr\u00e9via avalia\u00e7\u00e3o m\u00e9dica (at\u00e9 mesmo com exames); e acompanhamento da evolu\u00e7\u00e3o do estado do enfermo, feito por profissionais com conhecimento t\u00e9cnico e habilita\u00e7\u00e3o legal, para se chegar a uma conclus\u00e3o confi\u00e1vel quanto aos resultados realmente obtidos ou n\u00e3o.<\/p>\n

No caso das chamadas \u201ccirurgias espirituais\u201d feitas com instrumentos e cortes meterialmente, \u00e9 indispens\u00e1vel analisar (como em todas as manifesta\u00e7\u00f5es medi\u00fanicas) a natureza do esp\u00edrito que est\u00e1 atuando (no caso como m\u00e9dico cirurgi\u00e3o, utilizando o corpo do m\u00e9dium) e procurar avaliar de seus prop\u00f3sitos, por que e para que ele est\u00e1 agindo assim.<\/p>\n

Quanto \u00e0s terapias alternativas (cromoterapia, cristalterapia, fitoterapia, acupuntura, apiterapia, aromaterapia, florais de Bach e outros, do-in, jo-rei etc.), podem ter alguns pontos concordantes com o conhecimento esp\u00edrita, mas, se t\u00eam ou n\u00e3o algum valor com o pr\u00e1ticas m\u00e9dicas, caber\u00e1 \u00e0 ci\u00eancia definir; n\u00e3o s\u00e3o, por\u00e9m, atividade pr\u00f3pria do centro esp\u00edrita, porque, al\u00e9m de curar corpos n\u00e3o ser o objetivo primordial do Espiritismo, essas terapias requerem profissionais habilitados e locais apropriados e, no centro esp\u00edrita, estariam desviando finalidades, ocupando tempo, local e trabalhadores, em preju\u00edzo do verdadeiro labor esp\u00edrita.<\/p>\n

Therezinha Oliveira<\/strong><\/em><\/p>\n

Fonte: http:\/\/www.ceak.org.br\/therezinhaoliveira\/<\/p>\n

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