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{"id":525,"date":"2011-03-30T15:13:11","date_gmt":"2011-03-30T15:13:11","guid":{"rendered":"http:\/\/aela.pt\/?p=525"},"modified":"2011-03-30T15:27:35","modified_gmt":"2011-03-30T15:27:35","slug":"525","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/aela.pt\/525","title":{"rendered":"Pureza Doutrin\u00e1ria \u2013 Doutrina e Movimento \u2013 Parte I"},"content":{"rendered":"

\"\"Import\u00e2ncia da unidade e integridade<\/strong><\/p>\n

Revelada pelos esp\u00edritos superiores e fielmente codificada por Allan Kardec, a Doutrina Esp\u00edrita se constitui de princ\u00edpios que s\u00e3o as mais avan\u00e7adas informa\u00e7\u00f5es j\u00e1 recebidas do plano espiritual pela Humanidade sobre as leis divinas que regem o Universo e a vida dos seres.<\/p>\n

Kardec se empenhou em divulgar o mais poss\u00edvel essa doutrina, a fim de \u201cresolver e reformar o mundo inteiro\u201d.<\/p>\n

Mas, avisava, em Obras P\u00f3stumas (Projeto 1868):<\/em>
\n\u201cUm dos maiores obst\u00e1culos capazes de retardar a propaga\u00e7\u00e3o da Doutrina seria a falta de unidade\u201d e \u201co \u00fanico meio de evit\u00e1-la, sen\u00e3o quanto ao presente, pelo menos quanto mais m\u00ednimos detalhes, com tanta precis\u00e3o e clareza, que imposs\u00edvel se torne qualquer interpreta\u00e7\u00e3o divergente.<\/em><\/p>\n

Foi o que Kardec se empenhou em fazer:<\/p>\n

– observando os fen\u00f4menos, estudando suas causas e efeitos;<\/p>\n

– colocando os ensinos em ordem did\u00e1tica;<\/p>\n

– comentando-os e difundido-os oralmente e por escrito.<\/p>\n

\u201cO espiritismo veio libertar definitivamente o homem de todas as estruturas ps\u00edquicas milenares que amorda\u00e7am o esp\u00edrito (\u2026) deve permanecer \u00edntegro no estudo, na prega\u00e7\u00e3o e na pr\u00e1tica (\u2026) caso contr\u00e1rio, o povo n\u00e3o conhecer\u00e1 a grandeza da Doutrina de Kardec e nem a sublimidade do Evangelho do Cristo. Walter Barcelos (Em \u201cA Base da Pureza Doutrin\u00e1ria\u201d, publicado na revista Informa\u00e7\u00e3o, de setembro\/1997)\u201d<\/em><\/p>\n

Mas o Espiritismo n\u00e3o tem car\u00e1ter progressivo?<\/strong><\/p>\n

Sim e, dado a esse car\u00e1ter progressivo da doutrina, a ela se poder\u00e3o incorporar novas revela\u00e7\u00f5es espirituais e novos conhecimentos que a ci\u00eancia venha a alcan\u00e7ar.<\/p>\n

Mas n\u00e3o sem que passem, antes, pelo crivo da raz\u00e3o e, quando poss\u00edvel, da experimenta\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Al\u00e9m disso, os princ\u00edpios fundamentais da Doutrina Esp\u00edrita j\u00e1 foram solidamente estabelecidos e n\u00e3o precisam nem devem ser alterados.<\/p>\n

A obra doutrin\u00e1ria de Kardec n\u00e3o ser\u00e1 substitu\u00edda e, sim, apenas analisada mais profundamente ou complementada no decorrer do tempo.<\/p>\n


\n<\/strong><\/em><\/p>\n

Therezinha Oliveira<\/strong><\/em><\/p>\n

Fonte: http:\/\/www.ceak.org.br\/therezinhaoliveira\/<\/p>\n

 <\/p>\n


\n<\/strong><\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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