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{"id":3470,"date":"2012-12-29T18:33:26","date_gmt":"2012-12-29T18:33:26","guid":{"rendered":"http:\/\/aela.pt\/?p=3470"},"modified":"2012-12-29T19:08:43","modified_gmt":"2012-12-29T19:08:43","slug":"espiritismo-saber-uno-e-indivisive","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/aela.pt\/espiritismo-saber-uno-e-indivisive","title":{"rendered":"Espiritismo – saber uno e indivis\u00edvel"},"content":{"rendered":"

Em termos epistemol\u00f3gicos o Espiritismo \u00e9 um saber novo, ainda n\u00e3o totalmente definido em suas dimens\u00f5es e conseq\u00fc\u00eancias socio-culturais. Allan Kardec o disse \u201cuma ci\u00eancia\u201d e \u201cuma filosofia cientifica\u201d com resultantes morais decorrentes. Os tr\u00eas primeiros volumes das Obras B\u00e1sicas, O Livros dos Esp\u00edritos, O Livro dos M\u00e9diuns e o Evangelho Segundo o Espiritismo, representam, respectivamente, uma vis\u00e3o filos\u00f3fica, uma metodologia experimental e um comp\u00eandio de regras comportamentais, estabelecido a partir de premissas reafirmadas por Jesus. Da\u00ed se inferiu – segundo alguns foi o escritor e jurista esp\u00edrita, baiano, Carlos Imbassahy -, que existem tr\u00eas aspectos: cient\u00edfico, filos\u00f3fico e religioso. Em sendo assim, naturalmente o ilustre e culto caus\u00eddico n\u00e3o deve ter pensado em tr\u00eas \u00e1reas independentes, como alguns t\u00eam feito. \u00c9 claro que n\u00e3o pode haver uma tr\u00edade diversificada de espiritistas: O cientista, o filos\u00f3fico e o religioso \u2013 no que concerne \u00e0 aceita\u00e7\u00e3o do Espiritismo como uma \u201cvis\u00e3o de mundo\u201d -, pois seria uma fragmenta\u00e7\u00e3o arbitr\u00e1ria e castradora do saber esp\u00edrita, absolutamente contr\u00e1ria ao pensamento e a\u00e7\u00e3o de Kardec, o qual entendia o Espiritismo com um conhecimento estruturalmente \u00fanico. Sua divis\u00e3o dos profitentes em \u201cesp\u00edritas verdadeiros\u201d e \u201cesp\u00edritas imperfeitos\u201d, \u00e9 a plena evid\u00eancia do que acabei de afirmar.\"\"<\/a><\/p>\n

Imagine-se um universo doutrin\u00e1rio onde se formassem os tr\u00eas grupos mencionados. O cientista se acharia \u00e0 dist\u00e2ncia dos outros seguimentos e, claro, s\u00f3 poderia ser classificado como \u201cesp\u00edrita imperfeito\u201d, da mesma forma o filos\u00f3fico e o religioso que apenas se ativessem \u00e0s \u00e1reas escolhidas de atua\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Isto porque o Saber esp\u00edrita \u00e9 uno e indivis\u00edvel, sem predomin\u00e2ncia de qualquer dos tr\u00eas aspectos de modo absoluto. Podem existir \u201cmomentos de a\u00e7\u00e3o\u201d, quando se atue dentro de uma \u201ccientificidade esp\u00edrita\u201d ou se interprete os fen\u00f4menos existenciais duma perspectiva filos\u00f3fica esp\u00edrita. Mas o comportamento \u00e9tico, decorrente do conjunto doutrin\u00e1rio, esse \u00e9 um atributo necess\u00e1rio a todos os \u201cmomentos\u201d e inst\u00e2ncias do exerc\u00edcio da \u201cpr\u00e1xis\u201d espiritista, porque exig\u00eancia vivencial, imprescind\u00edvel. A insist\u00eancia nas denomina\u00e7\u00f5es: Espiritismo Cient\u00edfico, Espiritismo Filos\u00f3fico e Espiritismo Religioso, \u00e9 um convite \u00e0 segmenta\u00e7\u00e3o e ao conflito, como not\u00f3rio no atual panorama do movimento.<\/p>\n

O Esp\u00edrita, volto a insistir, quando experimenta, de forma metodol\u00f3gica ou emp\u00edrica, numa reuni\u00e3o ou diante de um fen\u00f4meno medi\u00fanico, p\u00f5e em a\u00e7\u00e3o o \u201caspecto\u201d cient\u00edfico da Doutrina, mas n\u00e3o afasta os outros dois, porque, ao realizar as dedu\u00e7\u00f5es e proje\u00e7\u00f5es do que foi observado estar\u00e1 filosofando e, ao manter a harmonia interior e a postura \u00e9tica, enquanto experimentando, estar\u00e1 exercendo a \u201cconseq\u00fc\u00eancia moral\u201d esp\u00edrita.<\/p>\n

Finalizando estes pensamentos em torno da experimenta\u00e7\u00e3o esp\u00edrita, digo apenas que o exposto, com muito mais propriedade e amplitude, est\u00e1 devidamente tratado em O Livro dos M\u00e9diuns, do primeiro pesquisador esp\u00edrita realmente digno do nome: Allan Kardec. E o mais importante \u00e9 que, desde a publica\u00e7\u00e3o dessa obra, at\u00e9 o momento atual, todos os estudos n\u00e3o esp\u00edritas realizados em torno das faculdades espirituais do ser humano t\u00eam corroborado toda a metodologia ali discriminada, sem superar ou desmentir qualquer dos seus princ\u00edpios.<\/p>\n

Djalma Argollo<\/strong><\/em><\/p>\n

Fonte: http:\/\/www.amar-se.org.br\/espiritismo.asp<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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