Uma das dificuldades dos integrantes das reuni\u00f5es medi\u00fanicas diz respeito \u00e0 concentra\u00e7\u00e3o.<\/strong><\/p>\nA capacidade de controlar, direcionar e manter o pensamento dentro das finalidades da reuni\u00e3o \u00e9, para a maioria, um esfor\u00e7o muito grande e que nem sempre d\u00e1 bons resultados. N\u00e3o raro os pensamentos se dispersam, fixam-se em fatos do dia-a-dia e acabam por tornar alguns sonolentos, enquanto outros est\u00e3o distra\u00eddos e longe dos objetivos propostos para um trabalho s\u00e9rio. Alguns poucos, ent\u00e3o, conseguem uma boa concentra\u00e7\u00e3o e estes sustentar\u00e3o os trabalhos programados, por\u00e9m, como \u00e9 \u00f3bvio, sem alcan\u00e7ar melhor produtividade devido aos bloqueios vibrat\u00f3rios existentes no ambiente.<\/p>\n
A nossa cultura ocidental n\u00e3o d\u00e1 \u00eanfase \u00e0 necessidade do controle mental, pois \u00e9 fundamentada em uma mentalidade racional, extremamente pr\u00e1tica, extrovertida e imediatista valorizando a horizontalidade da vida terrestre, exatamente oposta ao Oriente, cuja mentalidade se estrutura de forma intuitiva, m\u00edstica e introvertida e que real\u00e7a a ess\u00eancia espiritual do ser humano, incentivando a busca da verticalidade.<\/p>\n
Nos \u00faltimos tempos tem-se notado um sens\u00edvel aumento no interesse por algumas pr\u00e1ticas orientais, ressaltando-se a medita\u00e7\u00e3o, cujos benef\u00edcios est\u00e3o sendo procurados pelos ocidentais, que despertaram para a necessidade de uma busca interior, ou seja, o autoconhecimento.<\/p>\n
A concentra\u00e7\u00e3o que \u00e9 praticada nas reuni\u00f5es medi\u00fanicas, evidentemente, tem conota\u00e7\u00f5es pr\u00f3prias e n\u00e3o deve ser tomada aqui como as realizadas nas pr\u00e1ticas orientais, embora os aspectos semelhantes nas suas bases, quais sejam a disciplina mental, o controle e equil\u00edbrio dos pensamentos. Exatamente por terem estes mesmos fundamentos \u00e9 que citaremos algumas defini\u00e7\u00f5es de autores do Oriente, visto que a sabedoria oriental \u00e9 multimilenar e pode beneficiar-nos sobremaneira atrav\u00e9s desses pontos comuns.<\/p>\n
Concentra\u00e7\u00e3o – Conceito: Concentrar, segundo o dicion\u00e1rio Aur\u00e9lio, significa “fazer convergir para um centro ou para um mesmo ponto. Aplicar a aten\u00e7\u00e3o a algum assunto”.<\/p>\n
Um autor oriental, Mouni Sadhu, esclarece que o poder de concentra\u00e7\u00e3o consiste na “habilidade para manter inabalavelmente sua percep\u00e7\u00e3o sobre um tema escolhido, pelo tempo que voc\u00ea decidir continuar com ele” (Do livro “Medita\u00e7\u00e3o”).<\/p>\n
\u00c9 exatamente essa capacidade de concentrar nos objetivos da reuni\u00e3o medi\u00fanica que ir\u00e1 favorecer a realiza\u00e7\u00e3o dos trabalhos.<\/p>\n
Leon Denis, em sua magistral obra “No Invis\u00edvel”, alerta:<\/p>\n
“Conforme o seu estado ps\u00edquico, os assistentes favorecem ou embara\u00e7am a a\u00e7\u00e3o dos Esp\u00edritos”<\/strong><\/em><\/p>\n <\/p>\n
Dificuldades de Concentra\u00e7\u00e3o<\/strong><\/span><\/p>\nDeixamos a palavra com Leon Denis, que assinala o motivo principal da dificuldade de concentrar:<\/p>\n
“Na maior parte dos homens os pensamentos flutuam sem cessar.<\/strong><\/em><\/p>\nSua mobilidade constante e sua variedade infinita pequeno acesso oferecem \u00e0s influ\u00eancias superiores.<\/strong><\/em><\/p>\n\u00c9 preciso saber concentrar-se, p\u00f4r o pensamento acorde com o pensamento divino.(…)”<\/strong><\/em><\/p>\n(“O Problema do Ser, do Destino e da Dor”, cap. XX)<\/strong><\/em><\/p>\nA reuni\u00e3o medi\u00fanica apresenta ainda outras conota\u00e7\u00f5es que s\u00e3o peculiares ao tipo de atividade que ali se desenvolve.<\/p>\n
Assim, a dificuldade de concentrar-se nos objetivos elevados que o exerc\u00edcio da mediunidade requer \u00e9 resultado da pouca pr\u00e1tica que a maioria das pessoas t\u00eam de fixarem seus pensamentos em assuntos edificantes, em ideais e id\u00edeias nobres durante o seu dia-a-dia. Est\u00e3o com a mente sempre ocupada pelos problemas e quest\u00f5es do cotidiano, por coisas sup\u00e9rfluas e interesses imediatistas, pelo notici\u00e1rio e programa da TV, por literatura e m\u00fasicas teor inferior, por conversa\u00e7\u00f5es extremamente banais e irrespons\u00e1veis, e n\u00e3o conseguem esvazia-la desses assuntos para dar campo \u00e0s influ\u00eancias ben\u00e9ficas dos Esp\u00edritos Superiores, dos Mentores que assessoram os trabalhos.<\/p>\n
Ensina Leon Denis:<\/p>\n
“As preocupa\u00e7\u00f5es de ordem material criam correntes vibrat\u00f3rias horizontais, que p\u00f5em obst\u00e1culo \u00e0s radia\u00e7\u00f5es et\u00e9reas e restringem nossas percep\u00e7\u00f5es. Ao contr\u00e1rio, a medita\u00e7\u00e3o, a contempla\u00e7\u00e3o e o esfor\u00e7o constante para o bem e o belo formam correntes ascensionais, que estabelecem as rela\u00e7\u00f5es com os planos superiores e facilitam a penetra\u00e7\u00e3o em n\u00f3s deo efl\u00favios divinos “.<\/strong><\/em><\/p>\n <\/p>\n
A import\u00e2ncia da concentra\u00e7\u00e3o medi\u00fanica<\/strong><\/span><\/p>\n“Nesse sentido, consideremos a concentra\u00e7\u00e3o mental de modo diverso dos que a comparam a interruptor, de f\u00e1cil manejo que, acionado, oferece passagem \u00e0 energia comunicante, sem mais cuidados… A concentra\u00e7\u00e3o, por isso mesmo, deve ser um estado habitual da mente em Cristo e n\u00e3o uma situa\u00e7\u00e3o passsageira junto ao Cristo”.<\/p>\n
Nossos pensamentos t\u00eam determinado teor vibrat\u00f3rio, de acordo com os sentimentos que os tipificam.<\/p>\n
\u00c9 imprescind\u00edvel compreendermos que o pensamento \u00e9 energia viva “construindo paisagens ou formas e criando centros magn\u00e9ticos ou ondas, com os quais emitimos a nossa atua\u00e7\u00e3o ou recebemos a atua\u00e7\u00e3o dos outros(Emmanuel – “Roteiro”, cap.28).<\/p>\n
Este \u00e9 o processo natural de sintonia e que predomina no curso de nossa exist\u00eancia.<\/p>\n
Nas tarefas medi\u00fanicas esta sintonia apresenta peculiaridades pr\u00f3prias. \u00c9 essencial que exista uma afiniza\u00e7\u00e0o, uma sintonia entre os participantes para que se estabele\u00e7a uma sincronia de for\u00e7as, a conhecida “corrent vibrat\u00f3ria”.<\/p>\n
Pode-se inferir, desde agora, o quanto \u00e9 importante a concentra\u00e7\u00e3o individual, visto que a qualidade dos trabalhos de interc\u00e2mbio depende fundamentalmente da participa\u00e7\u00e3o consciente e respons\u00e1vel de cada um.<\/p>\n
Recordemos Leon Denis, quando leciona a respeito:<\/p>\n
“S\u00e3o favor\u00e1veis as condi\u00e7\u00f5es de experimenta\u00e7\u00e3o quando o m\u00e9dium e os assistentes constituem um grupo harm\u00f4nico, isto \u00e9, quando pensam e vibram em un\u00edssono. No caso contr\u00e1rio, os pensamentos emitidos e as for\u00e7as exteriorizadas se embara\u00e7am e anulam reciprocamente…”(No Invis\u00edvel)<\/strong><\/em><\/p>\nEle acrescenta ainda que o m\u00e9dium em meio a essas correntes contr\u00e1rias fica bloqueado, sem condi\u00e7\u00f5es de atuar mediunicamente ou bastante prejudicado na filtragem das mensagens.<\/p>\n
Em “O livro dos M\u00e9diuns”, o Codificador ressalta a necessidade da concentra\u00e7\u00e3o ao referir-se \u00e0 reuni\u00e3o como um ser coletivo, resultante das qualidades e propriedades de seus membros e esta tanto mais for\u00e7a ter\u00e1 quanto maior homogeneidade vibrat\u00f3ria houver. Ele afirma que o poder de associa\u00e7\u00e3o dos pensamentos de todos \u00e9 que contribuir\u00e1 para a comunica\u00e7\u00e3o dos Esp\u00edritos, “mas a fim de que todos esses pensamentos concorram para o mesmo fim, preciso \u00e9 que vibrem em un\u00edssono; que se confundam, por assim dizer em um s\u00f3, o que n\u00e3o pode dar-se sem a concentra\u00e7\u00e3o”(Item 331).<\/p>\n
Portanto, cada participante precisa estar consciente de sua contribui\u00e7\u00e3o para que haja \u00eaxito nas atividades programadas pela Espiritualidade Maior.<\/p>\n
Jo\u00e3o Cle\u00f3fas(Esp\u00edrito), m seu excelente livro “Interc\u00e2mbio Medi\u00fanico”, desenvolve o pensamento de Kardec e Denis, em linguagem moderna:<\/p>\n
“A m\u00e9dia que resulta das fixa\u00e7\u00f5es mentais dos membros que consituem o esfor\u00e7o da sess\u00e3o medi\u00fanica oferece os recursos para as realiza\u00e7\u00f5es programadas. A concentra\u00e7\u00e3o individual, portanto \u00e9 de alta relev\u00e2ncia, porque a mente que sintoniza com as id\u00e9ias superiores vibra em freq\u00fc\u00eancias elevadas”<\/strong><\/em><\/p>\n <\/p>\n
Como Obter uma boa Concentra\u00e7\u00e3o<\/strong><\/span><\/p>\nA concentra\u00e7\u00e3o n\u00e3o requer um esfor\u00e7o f\u00edsico. Pessoas que tentam concentrar franzindo a testa, fechando os olhos com for\u00e7a ou denotando qualquer outro tipo de tens\u00e3o muscular n\u00e3o alcan\u00e7ar\u00e3o a finalidade a que se prop\u00f5em.<\/p>\n
Ao contr\u00e1rio do que imaginam, a concentra\u00e7\u00e3o exige um relaxamento e passa por alguns est\u00e1gios, quais sejam:<\/p>\n
1. Relaxamento – O relaxamento do corpo f\u00edsico serve para preparar e favorecer a calma, a tranq\u00fcilidade interior.<\/p>\n
2. Abstra\u00e7\u00e3o – Abstrair-se do mundo exterior, de tudo ao seu redor.<\/p>\n
3. Interioriza\u00e7\u00e3o – Fazer sil\u00eancio interior, abstraindo-se tamb\u00e9m dos conte\u00fados psicol\u00f3gicos(emo\u00e7\u00f5es, pensamentos, imagens, lembran\u00e7as, etc).<\/p>\n
4. Fixar a mente – A mente se fixa e a aten\u00e7\u00e3o volta-se exclusivamente para o objetivo da reuni\u00e3o.<\/p>\n
5. Aquietar a mente – Neste ponto a mente se aquieta e, no caso dos m\u00e9diuns, oferece espa\u00e7o para a sintonia mental com o Esp\u00edrito que ir\u00e1 transmitir a comunica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
Afirma Jo\u00e3o de Cle\u00f3fas:<\/p>\n
“A concentra\u00e7\u00e3o, \u00e9, pois, a fixa\u00e7\u00e3o da mente numa id\u00e9ia positiva, idealista, ou na repeti\u00e7\u00e3o meditada da ora\u00e7\u00e3o que edifica, e que,<\/strong><\/em><\/p>\nelevando o pensamento \u00e0s fontes geradoras da vida, d\u00e1 e recebe, em reciprocidade, descargas positivas de alto teor de energias<\/strong><\/em><\/p>\nsantificadoras.”(Interc\u00e2mbio Medi\u00fanico)<\/strong><\/em><\/p>\n <\/p>\n
Pensamentos Intrusos<\/strong><\/span><\/p>\nTodos os que se iniciam nos exerc\u00edcios de concentra\u00e7\u00e3o ou de medita\u00e7\u00e3o percebem que \u00e9 dif\u00edcil controlar os pensamentos e que, com freq\u00fc\u00eancia, v\u00eaem-se assaltados por pensamentos intrusos, inconvenientes e inoportunos.<\/p>\n
Deixemos a li\u00e7\u00e3o a respeito com um dos mestres orientais:<\/p>\n
“No in\u00edcio toda a sorte de maus pensamentos podem ocorrer, se levantar\u00e3o na sua mente. Voc\u00ea se sobressaltar\u00e1 . Ficar\u00e1\u00a0 atormentado. Isto \u00e9 um bom sinal. \u00c9 sinal de progresso espiritual. Voe est\u00e1 evoluindo espiritualmente. Esses pensamentos, com a continuidade(dos exerc\u00edcios), morrer\u00e3o com o tempo”.(Trechos do livro “Concentra\u00e7\u00e3o e Medita\u00e7\u00e3o”, de Swami Sivananda).<\/strong><\/em><\/p>\nEle tamb\u00e9m aconselha que a pessoa n\u00e3o lute contra a sua mente durante a concentra\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
O mais acertado \u00e9 a ceitar com tranq\u00fcilidade e estabelecer o h\u00e1bito de retorno, isto \u00e9, retornar aos objetivos propostos.<\/p>\n
No livro de Mira y Lopes, “Curso Pr\u00e1tico de Concentra\u00e7\u00e3o Mental” o autor refere-se ao”h\u00e1bito de retorno”, para disciplinar a mente.<\/p>\n
Andr\u00e9 Luiz, sintetizando o esfor\u00e7o que os integrantes dos grupos medi\u00fanicos devem realizar, anota em seu livro “Os Mensageiros” a palavra de Aniceto, relativa ao nosso tema:<\/p>\n
“Boa concentra\u00e7\u00e3o exige vida reta. Para que os nossos pensamentos se congreguem uns aos outros, fornecendo o potencial, de nobre uni\u00e3o para o bem, \u00e9 indispens\u00e1vel o trabalho preparat\u00f3rio de atividades mentais na medita\u00e7\u00e3o de ordem superior. A atitude \u00edntima de relaxamento(este termo tem neste contexto o significado de descaso), ante as li\u00e7\u00f5es evang\u00e9licas recebidas, n\u00e3o pode conferir ao crente, ou ao cooperador, a concentra\u00e7\u00e3o de for\u00e7as espirituais no servi\u00e7o de eleva\u00e7\u00e3o t\u00e3o-s\u00f3 porque estes se entreguem apenas por alguns minutos na semana, a pensamentos compuls\u00f3rios de amor crist\u00e3o.(…).”(Cap. 47)<\/strong><\/em><\/p>\nA Doutrina Esp\u00edrita \u00e9 um convite permanente \u00e0 transforma\u00e7\u00e3o moral, levando a um processo natural de autodescobrimento e propiciando condi\u00e7\u00f5es para a realiza\u00e7\u00e3o desse encontro pessoal. Toda essa mudan\u00e7a, quando ocorre naquele que j\u00e1 interiorizou os princ\u00edpios esp\u00edritas, denota um amadurecimento que favorece a uma nova compreens\u00e3o da vida e a uma necessidade premente da busca da verticalidade. Quando existe essa conscientiza\u00e7\u00e3o o indiv\u00edduo torna-se c\u00f4nscio de usas responsabilidades procurando, ent\u00e3o, adquirir h\u00e1bitos equilibrados, o que ir\u00e1 favorecer a sua concentra\u00e7\u00e3o enquanto integrante de um grupo medi\u00fanico.<\/p>\n
Deixemos com Emmanuel a palavra final:<\/p>\n
“Receber\u00e1s, portanto, variados apelos, nascidos do campo mental de todas as intelig\u00eancias encarnadas e desencarnadas que se afinam contigo, tentando influenciar-te atrav\u00e9s de ondas in\u00fameras em que se revela a gama infinita dos pensamentos da\u00a0 Humanidade, mas se buscas o Cristo, n\u00e3o ignoras em que altura lhe brilha a faixa.”<\/strong><\/em><\/p>\n(“Seara dos M\u00e9diuns”, Faixas p\u00e1g. 125).<\/strong><\/em><\/p>\n <\/p>\n
Fonte: Revista Reformador \u2013 Junho\/1997<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"Uma das dificuldades dos integrantes das reuni\u00f5es medi\u00fanicas diz respeito \u00e0 concentra\u00e7\u00e3o. A capacidade de controlar, direcionar e manter o pensamento dentro das finalidades da reuni\u00e3o \u00e9, para a maioria, um esfor\u00e7o muito grande e que nem sempre d\u00e1 bons resultados. N\u00e3o raro os pensamentos se dispersam, fixam-se em fatos do dia-a-dia e acabam por…<\/p>\n","protected":false},"author":11,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[1],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1513"}],"collection":[{"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/11"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1513"}],"version-history":[{"count":8,"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1513\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1522,"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1513\/revisions\/1522"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1513"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1513"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1513"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}