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{"id":1507,"date":"2011-06-15T17:45:21","date_gmt":"2011-06-15T17:45:21","guid":{"rendered":"http:\/\/aela.pt\/?p=1507"},"modified":"2011-06-15T17:48:23","modified_gmt":"2011-06-15T17:48:23","slug":"codigo-internacional-de-doencas-oms-inclui-influencia-dos-espiritos-medicina-reconhece-obsessao-espiritual","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/aela.pt\/codigo-internacional-de-doencas-oms-inclui-influencia-dos-espiritos-medicina-reconhece-obsessao-espiritual","title":{"rendered":"C\u00f3digo Internacional de Doen\u00e7as (OMS) inclui influ\u00eancia dos Esp\u00edritos – Medicina reconhece obsess\u00e3o espiritual"},"content":{"rendered":"

Por Dr. S\u00e9rgio Felipe de Oliveira*\"\"<\/a><\/p>\n

A obsess\u00e3o espiritual como doen\u00e7a_da_alma, j\u00e1 \u00e9 reconhecida pela Medicina. Em artigos anteriores, escrevi que a obsess\u00e3o espiritual, na qualidade de doen\u00e7a da alma, ainda n\u00e3o era catalogada nos comp\u00eandios da Medicina, por esta se estruturar numa vis\u00e3o cartesiana, puramente organicista do Ser e, com isso, n\u00e3o levava em considera\u00e7\u00e3o a exist\u00eancia da alma, do esp\u00edrito.<\/p>\n

No entanto, quero retificar, atualizar os leitores de meus artigos com essa informa\u00e7\u00e3o, pois desde 1998, a Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) incluiu o bem-estar espiritual como uma das defini\u00e7\u00f5es de sa\u00fade, ao lado do aspecto f\u00edsico, mental e social. Antes, a OMS definia sa\u00fade como o estado de completo bem-estar biol\u00f3gico, psicol\u00f3gico e social do indiv\u00edduo e desconsiderava o bem estar espiritual, isto \u00e9, o sofrimento da alma; tinha, portanto, uma vis\u00e3o reducionista, organicista da natureza humana, n\u00e3o a vendo em sua totalidade: mente, corpo e esp\u00edrito.<\/p>\n

Mas, ap\u00f3s a data mencionada acima, ela passou a definir sa\u00fade como o estado de completo bem-estar do ser humano integral: iol\u00f3gico, psicol\u00f3gico e espiritual.<\/p>\n

Desta forma, a obsess\u00e3o espiritual oficialmente passou a ser conhecida na Medicina como possess\u00e3o e estado_de_transe, que \u00e9 um item do CID – C\u00f3digo Internacional de Doen\u00e7as – que permite o diagn\u00f3stico da interfer\u00eancia espiritual Obsessora.<\/p>\n

O CID 10, item F.44.3 – define estado de transe e possess\u00e3o como a perda transit\u00f3ria da identidade com manuten\u00e7\u00e3o de consci\u00eancia do meio-ambiente, fazendo a distin\u00e7\u00e3o entre os normais, ou seja, os que acontecem por incorpora\u00e7\u00e3o ou atua\u00e7\u00e3o dos esp\u00edritos, dos que s\u00e3o patol\u00f3gicos, provocados por doen\u00e7a.<\/p>\n

Os casos, por exemplo, em que a pessoa entra em transe durante os cultos religiosos e sess\u00f5es medi\u00fanicas n\u00e3o s\u00e3o considerados doen\u00e7a.<\/p>\n

Neste aspecto, a alucina\u00e7\u00e3o \u00e9 um sintoma que pode surgir tanto nos transtornos mentais psiqui\u00e1tricos – nesse caso, seria uma doen\u00e7a, um transtorno dissociativo psic\u00f3tico ou o que popularmente se chama de loucura bem como na interfer\u00eancia de um ser desencarnado, a Obsess\u00e3o espiritual.<\/p>\n

Portanto, a Psiquiatria j\u00e1 faz a distin\u00e7\u00e3o entre o estado de transe normal e o dos psic\u00f3ticos que seriam anormais ou doentios.<\/p>\n

O manual de estat\u00edstica de desordens mentais da Associa\u00e7\u00e3o Americana de Psiquiatria – DSM IV – alerta que o m\u00e9dico deve tomar cuidado para n\u00e3o diagnosticar de forma equivocada como alucina\u00e7\u00e3o ou psicose, casos de pessoas de determinadas comunidades religiosas que dizem ver ou ouvir esp\u00edritos de pessoas mortas, porque isso pode n\u00e3o significar uma alucina\u00e7\u00e3o ou loucura.<\/p>\n

Na Faculdade de Medicina DA USP, o Dr. S\u00e9rgio Felipe de Oliveira, m\u00e9dico, que coordena a cadeira (HOJE OBRIGAT\u00d3RIA) de Medicina e Espiritualidade.<\/p>\n

Na Psicologia, Carl Gustav Jung, disc\u00edpulo de Freud, estudou o caso de uma m\u00e9dium que recebia esp\u00edritos por incorpora\u00e7\u00e3o nas sess\u00f5es esp\u00edritas.<\/p>\n

Na pr\u00e1tica, embora o C\u00f3digo Internacional de Doen\u00e7as (CID) seja conhecido no mundo todo, lamentavelmente o que se percebe ainda \u00e9 muitos m\u00e9dicos rotularem todas as pessoas que dizem ouvir vozes ou ver esp\u00edritos como psic\u00f3ticas e tratam-nas com medicamentos pesados pelo resto de suas vidas.<\/p>\n

Em minha pr\u00e1tica cl\u00ednica (tamb\u00e9m praticada por Ian Stevenson), a grande maioria dos pacientes, rotulados pelos psiquiatras de “psic\u00f3ticos” por ouvirem vozes (clariaudi\u00eancia) ou verem esp\u00edritos (clarivid\u00eancia), na verdade, s\u00e3o m\u00e9diuns com desequil\u00edbrio medi\u00fanico e n\u00e3o com um desequil\u00edbrio mental, psiqui\u00e1trico. (Muitos desses pacientes poderiam se curar a partir do momento que tivermos uma Medicina que leva em considera\u00e7\u00e3o o Ser Integral).<\/p>\n

Portanto, a obsess\u00e3o espiritual como uma enfermidade da alma, merece ser estudada de forma s\u00e9ria e aprofundada para que possamos melhorar a qualidade de vida do enfermo.<\/p>\n

*Dr. S\u00e9rgio Felipe \u00e9 m\u00e9dico psiquiatra que coordena a cadeira de Medicina e Espiritualidade na USP.<\/em><\/strong><\/p>\n

Fonte: http:\/\/www.febnet.org.br\/site\/noticias.php?CodNoticia=903<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Por Dr. S\u00e9rgio Felipe de Oliveira* A obsess\u00e3o espiritual como doen\u00e7a_da_alma, j\u00e1 \u00e9 reconhecida pela Medicina. Em artigos anteriores, escrevi que a obsess\u00e3o espiritual, na qualidade de doen\u00e7a da alma, ainda n\u00e3o era catalogada nos comp\u00eandios da Medicina, por esta se estruturar numa vis\u00e3o cartesiana, puramente organicista do Ser e, com isso, n\u00e3o levava em…<\/p>\n","protected":false},"author":11,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[1],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1507"}],"collection":[{"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/11"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1507"}],"version-history":[{"count":4,"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1507\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1509,"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1507\/revisions\/1509"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1507"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1507"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/aela.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1507"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}