<\/a><\/p>\n\u00abSede pacientes. A paci\u00eancia tamb\u00e9m \u00e9 uma caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo,enviado de Deus. A caridade que consiste na esmola dada aos pobres \u00e9 a mais f\u00e1cil de todas. Outra h\u00e1, por\u00e9m, muito mais penosa e, conseguintemente, muito mais merit\u00f3ria: a de perdoarmos aos que Deus colocou em nosso caminho para serem instrumentos do nosso sofrer e para nos porem \u00e0 prova a paci\u00eancia. A vida \u00e9 dif\u00edcil, bem o sei. Comp\u00f5e-se de mil nadas, que s\u00e3o outras tantas picadas de alfinetes, mas que acabam por ferir. Se, por\u00e9m, atentarmos nos deveres que nos s\u00e3o impostos, nas consola\u00e7\u00f5es e compensa\u00e7\u00f5es que, por outro lado, recebemos, havemos de reconhecer que s\u00e3o as b\u00ean\u00e7\u00e3os muito mais numerosas do que as dores. O fardo parece menos pesado, quando se olha para o alto, do que quando se curva para a terra a fronte [\u2026]<\/em><\/p>\n A doutrina de Jesus ensina, em todos os seus pontos, a obedi\u00eancia e a resigna\u00e7\u00e3o, duas virtudes companheiras da do\u00e7ura e muito ativas, se bem os homens erradamente as confundam com a nega\u00e7\u00e3o do sentimento e da vontade. A obedi\u00eancia \u00e9 o consentimento da raz\u00e3o; a resigna\u00e7\u00e3o \u00e9 o consentimento do cora\u00e7\u00e3o, for\u00e7as ativas ambas, porquanto carregam o fardo das prova\u00e7\u00f5es que a revolta insensata deixa cair. O pusil\u00e2nime n\u00e3o pode ser resignado, do mesmo modo que o orgulhoso e o ego\u00edsta n\u00e3o podem ser obedientes. Jesus foi a encarna\u00e7\u00e3o dessas virtudes que a antig\u00fcidade material desprezava. Ele veio no momento em que a sociedade romana perecia nos desfalecimentos da corrup\u00e7\u00e3o. Veio fazer que, no seio da Humanidade deprimida, brilhassem os triunfos do sacrif\u00edcio e da ren\u00fancia carnal. Cada \u00e9poca \u00e9 marcada, assim, com o cunho da virtude ou do v\u00edcio que a tem de salvar ou perder. A virtude da vossa gera\u00e7\u00e3o \u00e9 a atividade intelectual; seu v\u00edcio \u00e9 a indiferen\u00e7a moral [\u2026]<\/em><\/p>\nO orgulho vos induz a julgar-vos mais do que sois; a n\u00e3o suportardes uma compara\u00e7\u00e3o que vos possa rebaixar; a vos considerardes, ao contr\u00e1rio, t\u00e3o acima dos vossos irm\u00e3os, quer em esp\u00edrito, quer em posi\u00e7\u00e3o social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e aborrece. Que sucede ent\u00e3o? \u2013 Entregai-vos \u00e0 c\u00f3lera. Pesquisai a origem desses acessos de dem\u00eancia passageira que vos assemelham ao bruto, fazendo-vos perder o sangue-frio e a raz\u00e3o; pesquisai e, quase sempre, deparareis com o orgulho ferido [\u2026]<\/em><\/p>\nSegundo a id\u00e9ia fals\u00edssima de que lhe n\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel reformar a sua pr\u00f3pria natureza, o homem se julga dispensado de empregar esfor\u00e7os para se corrigir dos defeitos em que de boa vontade se compraz, ou que exigiriam muita perseveran\u00e7a para serem extirpados. \u00c9 assim, por exemplo,<\/em><\/p>\nque o indiv\u00edduo, propenso a encolerizar-se, quase sempre se desculpa com o seu temperamento. Em vez de se confessar culpado, lan\u00e7a a culpa ao seu organismo, acusando a Deus, dessa forma, de suas pr\u00f3prias faltas. \u00c9 ainda uma conseq\u00fc\u00eancia do orgulho que se encontra de permeio a todas as suas imperfei\u00e7\u00f5es [\u2026]<\/em><\/p>\nN\u00e3o vos mostra a experi\u00eancia, a v\u00f3s esp\u00edritas, at\u00e9 onde \u00e9 capaz de ir o poder da vontade, pelas transforma\u00e7\u00f5es verdadeiramente miraculosas que se operam sob as vossas vistas? Compenetrai-vos, pois, de que o homem n\u00e3o se conserva vicioso, sen\u00e3o porque quer permanecer vicioso; de que aquele que queira corrigir-se sempre o pode. De outro modo, n\u00e3o existiria para o homem a lei do progresso<\/em>\u00bb<\/p>\n <\/em><\/strong><\/p>\n Allan Kardec, O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO<\/span>, cap IX, \u00a7 7-10 . <\/em><\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"\u00abSede pacientes. 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